Prof. Adinan Nogueira

Comunicação, Propaganda e Marketing

Este GT visa a discutir estudos que analisam a relação entre o marketing e a construção de estratégias de comunicação, quer sejam organizacionais ou mercadológicas. Buscam-se, assim, analisar trabalhos e reflexões sobre as dinâmicas de marketing, da comunicação e da propaganda com as seguintes possibilidades: marketing e seu composto (produto, preço, ponto de venda/distribuição e comunicação); a propaganda como elemento importante na comunicação mercadológica integrada, sua linguagem, seu poder simbólico, as novas tecnologias e possibilidades de persuasão e intervenção no imaginário social; teoria da publicidade e da propaganda; a propaganda como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social; propaganda e merchandising e outras ferramentas de comunicação do mix mercadológico; comunicação entre públicos e organizações; comunicação interna; relações públicas, comunicação institucional e públicos de interesse; gestão da comunicação organizacional; construção da imagem organizacional e pessoal.

E-mail: gt1conec@gmail.com

 

Prof. Conrado Moreira Mendes

Comunicação e Discurso

Este GT encampa trabalhos que se propõem a analisar o discurso midiático à luz de teorias que priorizam a produção de sentido. Assim, enquadram-se, neste grupo, estudos e pesquisas sobre textos (entendidos em sentido lato) advindos dos meios de comunicação, processos de interação, práticas comunicacionais, discursivas e semióticas, que tenham como pressuposto teórico-metodológico as teorias da significação, do signo e da cultura, respectivamente, a saber: a Semiótica Francesa, a Semiótica Norte-americana e a Semiótica Russa, além da Semiologia e das mais diversas correntes da Análise do Discurso, tais como a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a Análise Dialógica do Discurso (ADD), a Análise Crítica do Discurso (ACD), entre outras, incluindo, também, teorias linguísticas que se debrucem sobre os referidos objetos.

E-mail: gt2conec@gmail.com

 

Profa. Vanessa Veiga de Oliveira

Comunicação e Memória nas Mídias

As discussões do GT envolvem pesquisas sobre história da comunicação e de seus meios, bem como sobre a construção de memória e identidade nas representações midiáticas. Serão acolhidos trabalhos que abordem articulação entre comunicação, tempo e memória. Questões teóricas e empíricas acerca de: narrativas comunicacionais numa perspectiva histórica; manifestações da memória nas práticas comunicativas; permanências e transformações de memórias coletivas, oficiais, pessoais na sociedade contemporânea midiatizada; o papel dos testemunhos e das narrativas orais; memória e afeto; a construção de biografias e de representações do passado. A pesquisas podem problematizar a contribuição dos meios de comunicação para a história do Brasil e para a interpretação de fenômenos históricos, sociais e políticos. A comunicação e a construção de imaginários. Estudos sobre a produção e ressignificação da memória individual ou coletiva em produtos midiáticos.

E-mail: gt3conec@gmail.com

 

Profa. Lívia Borges Pádua

Comunicação e Política

Este GT acolhe estudos que tratam das relações estabelecidas entre Comunicação e Política. Compreende pesquisas sobre a midiatização da política; as propagandas eleitorais, governamentais e políticas; o comportamento eleitoral e as pesquisas de opinião; as estratégias de marketing político; a cobertura jornalística dos processos políticos e eleitorais; o cenário das disputas eleitorais; a construção da imagem dos atores políticos; os escândalos políticos midiáticos; o ativismo digital; a relação da democracia e da mídia e os processos de mobilização social, entre outras pesquisas que tomam como objeto charges, livros e telenovelas que abordam, mesmo que tangencialmente, questões políticas.

E-mail: gt4conec@gmail.com

 

Prof. Lúcio Flávio Teixeira de Carvalho

Comunicação, Imagem e Produção Audiovisual

O GT possui como principal objetivo contribuir para a análise e discussão imagética no campo comunicacional. Para isso, abarca discussões provenientes de imagens estáticas e dinâmicas de naturezas diversas em suportes variados, a criação e fruição imagética criativa, investigações historiográficas, interlocuções teóricas, além dos novos espaços e paradigmas de circulação. Abrange, dessa forma, a interlocução da imagem no campo comunicacional, com ênfase em sua criação, repercussão e estética. Como princípio formador de seu corpus, o GT preza pela pluralidade representada por fotografias, produção audiovisual e cinematográfica, desenhos, ilustrações, gravuras, colagens, xilogravuras, cartazes e demais formas de manifestação comunicacional imagética, que despertem questões de relevância sobre novas formas de fruição, práticas de informação e entretenimento, estratégias de endereçamento e tendências contemporâneas.

E-mail: gt5conec@gmail.com

 

Profa. Raquel Vieira Fávaro Petronilho

Comunicação, Consumo e Tendências

A proposta deste GT é abrigar discussões acerca das particularidades e possibilidades que circundam o universo textual e imagético no campo da comunicação; seu emprego criativo em meio ao cenário midiático e as estratégias e processos narrativos contemporâneos relacionados ao consumo. Assim, interessa-nos analisar pesquisas e reflexões acadêmicas que apresentem articulação com: comunicação, entretenimento e práticas de consumo; dimensões éticas e sua aplicabilidade na comunicação contemporânea; criatividade, estratégias e estéticas comunicacionais; evolução e historicidade de texto e imagem no campo comunicacional; e novas formas de fruição, práticas de informação e entretenimento, estratégias de endereçamento e tendências contemporâneas.

E-mail: gt6conec@gmail.com

 

Prof. Silvio Ferreira Junior

Comunicação, Convergência e Cultura Midiática

O objetivo deste GT é debater acerca da convergência midiática e as dinâmicas da produção audiovisual em plataformas e interfaces tecnológicas. Sendo assim, este grupo busca analisar trabalhos e pesquisas acadêmicas que fazem conexão com: novas formas de fruição do audiovisual; produção, distribuição e circulação audiovisual mediadas pela internet; produção de conteúdo transmidiático e a interseção dos fenômenos comunicacionais; convergência de mídias; a publicidade e a apropriação de mídias digitais móveis, como tablets e smartphones; a interação entre diferentes plataformas de comunicação; estudos sobre a publicidade em games; a publicidade em ambientes digitais e a internet das coisas.

E-mail: gt7conec@gmail.com

Prof. Cintia Maria Gomes Murta

Comunicação e Experiência Estética

O GT possui como principal objetivo contribuir para a análise e discussão das manifestações expressivas e culturais da contemporaneidade, tais como entretenimento, publicidade, audiovisual, mídia sonora e artes, criando a possibilidade de pensar a experiência estética como um problema a ser dimensionado no campo comunicacional. Para isso, abarca questões vinculadas à abordagem estética na medida em que contemplem a dimensão ativa da sensibilidade. São de interesse do GT discussões tais como: as ferramentas metodológicas para o estudo da sensibilidade; os aspectos valorativos do afeto e do gosto estéticos; os enlaces entre experiência estética e entretenimento; as várias dimensões performativas da experiência estética; a inflexão epistemológica das abordagens estéticas da comunicação.

E-mail: gt8conec@gmail.com