Desafios da Pesquisa em Comunicação
A contemporaneidade impõe novos desafios à pesquisa em Comunicação. Ao investigar a relação da sociedade com os meios e processos de comunicação, o campo agora se vê confrontado não apenas com novos aparatos técnicos, mas sobretudo com novas lógicas e com dilemas morais próprios da situação política-social que estamos vivendo. No contexto de lógicas de midiatização e de circulação, a sociedade prescinde, muitas vezes, da mediação de instituições tradicionais como a imprensa e cria novos circuitos comunicacionais. Assim, revistas e jornais impressos passam a conviver conteúdos produzidos em plataformas online; a TV se torna a segunda tela, o smartphone, a primeira. Redes sociais online retroalimentam as mídias ditas tradicionais e vice-versa em fluxo contínuo. Ao mesmo tempo, é preciso enfrentar a pós-verdade, as bolhas ideológicas, as métricas de rede, os algoritmos, a TV por streaming, a cultura da convergência. Esses são alguns dos desafios que os pesquisadores em Comunicação têm buscado dar conta. Descrever os modos de funcionamento dos fluxos e processos comunicacionais na sociedade em midiatização mobiliza não apenas novas empirias, mas principalmente novos construtos e metodologias que possam permitir uma adequada abordagem dos objetos comunicacionais contemporâneos.
Para debater esses temas, já estão confirmados os seguintes conferencistas: Felipe Pena (UFF) e Ivone Oliveira (PUC Minas).
Felipe Pena (UFF) É jornalista, escritor, psicólogo, Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com estágio pós-doutoral na Université de Paris/Sorbonne III, e professor do DP de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles “No jornalismo não há fibrose” (2012), “Teoria do Jornalismo” (2005) e Televisão e Sociedade (2002), trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: Manchete, Rede TV, UTV, Comunitária e TVE, onde foi debatedor do programa Espaço Público. Foi professor visitante da Universidade de Salamanca (Espanha), Sub-Reitor da Universidade Estácio de Sá e coodenador da pós-graduação em telejornalismo e em jornalismo cultural. É autor de 3 romances “Fábrica de Diplomas” (ed. Record 2010) e “O mariso perfeito mora ao lado” (ed. Record, 2010) e “O verso do cartão de embarque” (Record, 2011).
Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas) Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no mestrado de comunicação social “Interações Midiáticas”. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Graduada em Comunicação Social- habilitação Relações Públicas -Puc-Minas (1978). Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.(2001-2010). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP.(2010-2012). Vice-coordenadora do GT ” Comunicação em Contextos Organizacionais” da Compós. Co-autora do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações?” (2007).Co organizadora do livro “Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações” (2008). Propostas Conceituais para a Comunicação no Contexto Organizacional(2012) Redes Sociais, Comunicação,Organizações(2012). Discurso, Comunicação, Organização (2013) Líder do grupo de pesquisa “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais.” Pesquisadora da área de Comunicação, com ênfase em Comunicação em contextos organizacionais.
Ary Azevedo (UFPR) Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutor em Comunicação (ECA/USP), Doutor em Multimeios (IAR/Unicamp), Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e Bacharel em Publicidade e Propaganda (ECA/USP). Membro da Associação Internacional de Investigadores em Branding, Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad (Relaip). Integra a equipe do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), da linha de Pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Frederico Tavares (UFOP) Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Diretor Executivo da Editora UFOP (editora.ufop.br). Atualmente é Vice-coordenador do GT Estudos de Jornalismo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de doutorado no exterior junto à Universidad Rey Juan Carlos (URJC, Madrid), Espanha. É um dos líderes do GIRO (giro.ufop.br) – Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (CNPq/UFOP) e coordena o PRELO – Núcleo de Estudos em Jornalismo e Editoração (UFOP). Atua nas áreas de Comunicação, Jornalismo e Editoração, com ênfase em: Metodologias e Estudos da Comunicação e do Jornalismo; História da Comunicação.