Conferencistas do 2º Conec:

 

anaAna Claudia Mei Alves de Oliveira

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), graduação em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1976); mestrado (1983) doutorado (1989) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ; pós doutorado em semiótica na EHESS (1991-1994) . Atualmente é membro de vários comitês editoriais de periódicos nacionais e internacionais; conselheira de políticas da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação, membro do conselho de ex-presidentes da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP); consultora ´ad hoc´ da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; consultora ´ad hoc´ da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; consultora ´ad hoc´ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; membro da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES); membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), que co-dirige. Atua como professora titular da FAFICLA: Depto de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) no eixo da Semiótica Estrutural, com ênfase na Sociossemiótica. Atua nos seguintes temas: práticas de vida e usos sociais; semiótica plástica e figuratividade, intertextualidade e interdiscursividade, dimensão cognitiva: transito do inteligível ao sensível com ênfase na condição estésica, semiotica das mídias, semiótica sincrética, semiotica visual. Orientou mais de cem teses e dissertaçõesDe 2010 a 2014, desenvolveu o projeto de pesquisa temático: “Práticas de via e produção de sentido nas metrópoles São Paulo e Roma. Regimes de visibilidade, Regimes de interação, Regimes de reescritura”, com quatro bolsas de pós-doutorado de integrantes da pesquisa. A colaboração da pesquisa foi feita com Università La Sapienza e Università Tor Vergata. Desde 2015, em parceria entre o CENCIB e o CPS, a pesquisa sobre as inteligências das cidades além das tecnologias, apoiada nos processos comunicacionais, de memória e de cultura com acordo de colaboração com a UNIBO e o grupo de pesquisa TRAMA.

Currículo Lattes

 

 

 

luisLuís Mauro Sá Martino

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, aonde leciona na Graduação em Jornalismo e edita a Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP), Comunicação Midiática (Unesp) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Autor, entre outros, dos livros “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2013), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009), “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010) e “O habitus na Comunicação” (Paulus, 2003). Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.

Currículo Lattes

 

 

 

mariaMaria Ângela Mattos

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), mestrado em em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (1992), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado no Departamento de Estudios Socioculturales de Universidad Jesuíta de Guadalajara/México. Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas e áreas de pesquisa: teorias e epistemologia da comunicação, midiatização e interação comunicacional e/ou midiatizada. Entre suas publicações, destaca-se a coorganização da obra “Mediação & Midiatização” (EDUFBA, 2012) e “Desafios e Perspectivas Epistemológicas e Metodológicas do Campo Comunicacional: Estudos Comparativos Internacionais” (Ed. PUC-MG, 2015).

Currículo Lattes

 

 

 

veraVera Regina Veiga França

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG; coordenadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG). Atua nas áreas de Teorias da Comunicação, Comunicação e Cultura Midiática, Metodologia de Pesquisa em Comunicação. É formada em Comunicação Social / Jornalismo pela PUC-MG, com mestrado em Comunicação pela UnB, DEA e doutorado em Ciências Sociais na Université René Descartes – Paris V (1989-1993). Fez estágio de pós-doutorado em Sociologia junto ao CEMS (Centre d’Etudes des Mouvements Sociaux) da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), na França (2005-2006). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) no biênio 2001-2003. Pesquisadora 1-B do CNPq, tem desenvolvido e orientado projetos em torno dos processos interativos midiáticos, com ênfase na televisão; na relação popular/midiático; na construção do acontecimento e no conceito de público enquanto forma e experiência. Entre suas publicações, destacam-se “Jornalismo e vida social:a história amena de um jornal mineiro” (ED. UFMG, 1998) e  “Curso Básico de Teorias da Comunicação”, em coautoria com Paula Simões (Autêntica, 2016).

Currículo Lattes