Lista dos trabalhos aprovados em ordem alfabética por GT. Os aprovados tem até o dia 09/09 para efetivar a inscrição pelo site e até dia 10/09 para efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

 

GT 1 – Comunicação, Propaganda e Marketing

A aplicação do branding em micros e pequenas empresas de cerveja artesanal da cidade de poços de caldas

Marco Antônio Boareto Reghin – PUC Minas

 

A religião como fator inibidor dos efeitos da publicidade de alimentos para o público infantil.

Helder de Melo Moraes e Anaí Machado Moraes – UNASP

 

Arquitetura de campanha: Modelo aplicado à realidade brasileira.

Guaracy Carlos da SILVEIRA –  Mackenzie e Fernando Augusto Carvalho Dineli da COSTA – FAAP

 

As marcas indiciais de violência simbólica na publicidade

Larissa Rodrigues Natalino e Sônia Maia Teles Xavier –  UNILESTE

 

Atuação da mídia e de políticas afirmativas do estado no combate à violência doméstica

Jean Costa SOUSA – Universidade Federal de Goiás/UFG

 

Comunicação em organizações inovadoras

Valdecy dos Reis Lima Junior –  PUC Minas

 

Estratégias comunicacionais do ministério da saúde frente ao movimento antivacina

Waldinéia Stefane Ferreira de Oliveira Costa – PUC Minas

 

Estratégias de marketing e comunicação no esporte eletrônico: estudo de caso do dreamhack leipzig 2017

Paulo José Fiorite do Lago Universidade da Beira Interior e Herlander Alves Elias Universidade da Beira Interior – Portugal

 

Identidade, imagem das organizações e a complexidade das interações

Natalia Vanni Bertoni Corrêa –  PUC Minas

 

Identidades do jornalismo cidadão: uma análise da cultura organizacional da mídia ninja

Fernanda Vieira Bastos e Ellis Regina de Araújo da Silva –  UnB

 

Método de precificação para freelancers

Carlos Vicente dos Santos, Daniel Chagas de Souza, Gabriel Campedelli, Luigi Augusto Laurito e Maria Teresa Duarte –  PUC Minas

 

Mudança de estratégias empresariais e novos modelos de negócio: estudo de caso méliuz

Beatriz Flores, Rafael Medeiros, Núbia Azevedo e Nair Prata – UFOP

 

O surgimento de um novo marketing: comunicação, vertentes e consequências com perspectiva analítica

Nirvana Maciel da Silva – IESB e Kátia Balduíno de Souza – UnB

 

Trajetória dos pacientes do sus  antes do atendimento na  fisioterapia da puc

Adinan Nogueira, Letícia Magalhães Pereira, Nelson Fernando Maure Carvalho, Maria Izabel Ferezin Sares e Marina Pereira Gonçalves –  PUC Minas


GT 2 – Comunicação & Discurso

Articulações simbólicas no jornalismo: acontecimentos e seus elementos constituintes

Kelly De Conti Rodrigues – UNESP

 

Comunicação, jornalismo e condições de produção: o discurso do televisivo documento especial

Carlos Alberto Garcia Biernath – UNESP

 

Dentro de um três, tem um dois, que tem um: linguagem, experiência, corpo

Ivan Tex Sodré Gomes – PUC-MG

 

Exposição e ocultação midiática no cenário político: algumas formas de convencimento e manipulação da opinião pública

Naiara Alexsandra Lessa Meneses Belato – UNIVÁS

 

Fato ou fake? O discurso da rede globo no combate às notícias falsas

Carolina Luiza Teles Ramos de Vasconcelos e Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior – UFPE

 

“Foi morta”: os feminicídios na grande mídia e a construção subjetiva do lugar da mulher

Nathalia Guimarães Boanova – PUC-SP

 

Impacto do fenômeno das fake news na instituição jornalística

Carolina Gandon Brandão – UFRGS

 

Imagem e discurso: estudo semiótico dos candidatos à presidência do Brasil em 2018

Taís de Souza Alves Coutinho – UEMG

 

Lula por Lula: uma análise semiótica do discurso de Lula antes de sua prisão

Natália Silva Giarola de Resende – UFMG

 

Monsanto, Alckmin e a distorção dos sentidos um estudo ecolinguístico sobre a naturalização dos venenos

Roberto Lestinge – USP

 

O uso de painéis ilustrativos como modo de comunicar/ textualizar dialogicamente as temáticas de antropologia/ ética – razão / modernidade: construção de interdiscurso na graduação de direito, jornalismo, publicidade e propaganda

Robson Figueiredo Brito – PUC-MG

 

O discurso nas incubadoras de empresas

Walfredo Ribeiro de Campos Junior – ESPM

 

O Pop Rock Brasileiro nos anos de 1980: discurso, mídia e produção de sentidos

Therence Santiago Alves Feitosa – Unidrummond

 

O consumo do modo de vida de Downton Abbey: análise das interações dos jantares no seriado

Lye Renata Prando Maria e Isabel Galvão de França – Cásper Líbero/ FIAM FAAM / PUC-SP

 

O discurso empresarial e a produção de efeitos de sentido por meio dos sites

Maria Isabel Braga Souza – UNIFAE

 

O vivenciar da perda: uma análise entrincheirada entre o sensível e o inteligível na narrativa de Be Right Back

Mariana Vitti Raposo de Castro – PUC-MG

 

Paralisação e movimento(s): sentidos de greve no Brasil em maio de 2018

Diego Henrique Pereira – FACECA/ UNIVÁS

 

Ponto de vista, acidente e programação em “Hino Nacional”, do seriado Black Mirror

Conrado Moreira Mendes – PUC-MG

 

Profissão Repórter: valores identitários em vinheta de abertura

Jaqueline Esther Schiavoni – UNESP

 

Para além do humor: o meme como forma de expressão e comunicação online

Karoliny Francielle Alvarenga Silva – PUC-MG

 

The Handmaid’s Tale: uma análise do discurso feminista na série e a diferença da recepção do público masculino e feminino

Heloise Rissato Melo e Maria Laura de Andrade Loro – PUC-MG


GT 3 – Comunicação e Memória nas Mídias

As representações sociais dos jovens sobre o jornal Daqui

Gardene Leão de Castro (UFG)

 

Da geração perdida à grandiosa: narrativas cinematográficas e percepção histórica

Letícia Magalhães Pereira (Puc Minas)

 

Do subjetivo ao social: um estudo dos relatos de domésticas no Facebook

Enise de Castro Silva (UFMG)

 

Experiências de escuta, memórias e afetos: o rádio AM local no interior de Minas Gerais

Rafael Medeiros (UFOP), Nair Prata (UFOP)

 

Memória jurídica nas mídias sociais: o Facebook como fonte de informação jurídica

Eliane Maria da Silva Jovanovich (UNESP/UEL), Lidia Eugenia Cavalcante (UNESP/UFC)

 

Movimento antivacina no Brasil e estratégias de comunicação pública: uma recuperação histórica

Vanessa Veiga de Oliveira (UFMG)

 

Mudança sociocultural nos anúncios “primeiro sutiã” e “getting dressed”

Luiz Antonio Feliciano (UEMG/UNIFATEA), Priscila Kalinke da Silva (UEMG)

 

O afeto no processo de transmissão dos meios

Renata Valéria Calixto (UNIRP), Fernando Silva (UNIRP), Rone Fabio Carvalho Junior (UNIRP)

 

O esquadrão da morte em Última Hora: narrativa no jornalismo carioca

Alexandre Enrique Leitão (UFRJ)

 

O melodrama brasileiro: as tramas nacionais e os territórios de ficcionalidade

Maressa de Carvalho Basso (UFSCar)

 

Representação do imaginário nacional na revista Alterosa

Alexandro Galeno da Costa (UFOP), Frederico de Mello Brandão Tavares (UFOP)

 

Violência contra a mulher e ética do jornalismo nos portais paraibanos

Alessandra Clementino dos Santos (UEPB), José Pedro da Silva Júnior (UEPB), Maryanne Marques Gonçalves Paulino de Sousa e Ada Kesea Guedes Bezerra (UEPB)

 

Violência urbana no Rio de Janeiro: memória e fontes de imprensa

Mariana Dias Antônio (UFPR)


GT4 – Comunicação e Política

A AUTONOMIA DA MULHER NA DECISÃO PELA VIA DE NASCIMENTO: histórias e justificativas presentes no Facebook

Julia Ester de Paula (UFMG).

 

A COMUNICAÇÃO DE JOÃO DÓRIA NO FACEBOOK E A ESCOLHA PELO AUDIOVISUAL

Pablo Nogueira Santos Silva (UFMG).

 

A IMAGEM DE AÉCIO NEVES NO MITO DA MINEIRIDADE NO FOLHA DE S.PAULO

Willian José de CarvalhoLuiz Ademir de Oliveira (UFSJ).

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA

Claudia Marchetti da Silva (Esamc), Fernanda Brugnerotto Soares (Uniso).

 

CARTOGRAFIA NO WHATSAPP: A rede de apoio aos presidenciáveis nas eleições de 2018

João Guilherme Bastos dos Santos (UERJ), Vanessa Cristine Cardozo Cunha Karina Silva dos Santos (UFF)

 

CONTROVÉRSIAS DA REDE GLOBO NA POLÍTICA: os anos de 64-85, 89 e 2016

Catarina Ferreira Sarmento de Freitas (UFPB)

 

DESAFIOS DA DEMOCRACIA NO CIBERESPAÇO: uma análise de discursos feministas na rede.

Mayara Larissa Benatti da Silva (UEM)

 

DO PROTAGONISMO AO ANTAGONISMO: As fake news na desconstrução da imagem política

Licia Frezza Pisa e Miguel Quessada (IFSULDEMINAS).

 

ENQUADRANDO BOLSONARO: Greg News e a imagem do presidenciável

Paulo Henrique Basilio Santana e Waldinéia Stefane Ferreira de Oliveira Costa (PUC Minas).

 

LULA PRESO AMANHÃ: memes e disputas simbólicas sobre a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Maicon José de Faria Milanezi (Unesp).

 

MAPEANDO IMAGENS DE DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS POLÍTICO-ELEITORAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Tarcízio Silva (IBPAD), Pedro Barciela (UFSCAR), Pedro Meirelles (UFF).

 

O JORNALISMO QUE FOI DIFERENTE: Percepções sobre o telejornalismo esportivo cubano e seus laços com o poder revolucionário

Rosana Berjaga Méndez (UFF).

 

O PAPEL DO JORNALISTA COMO ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE UM POLÍTICO

Letícia Fonseca dos Santos Salvador (Unifae).

 

O USO DOS SITES DE REDES SOCIAIS PARA MOBILIZAÇÃO A construção do engajamento em mobilizações feministas em torno do assassinato de Marielle Franco

Bruna Martins Bulegon e Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM).

 

PECULIARIDADES DA CONSTRUÇÃO DE LÍDER POLÍTICO A IMAGEM INTERNACIONAL: uma análise de uma campanha de relações públicas na construção de V. V. Putin imagem no Equador

Novoselova Olga Viktorovna e Rakitskaya Polina Igorevna (Ural Federal University).

 

POLÍTICO OU PROFESSOR: Qual imagem Anastasia (PSDB) constrói?

Deborah Luísa Vieira dos Santos, Iolanda Pedrosa Borges da Silva e Luiz Ademir de Oliveira (UFSJ).


GT 5 – Comunicação, Imagem e Produção Audiovisual

A representação do presídio no audiovisual: entre o ficcional e a realidade.

Carla Ramalho Procópio, Iluska Maria da Silva Coutinho. UFRJ.

 

As dimensões do encontro no documentário brasileiro.

Tatiana Vieira Lucinda. UFJF.

 

A estética do desconhecido no filme A Chegada.

Ivone Gomes de Brito. Universidade Tuiuti do Paraná.

 

A representação da juventude negra no telejornalismo: uma análise desse conteúdo no Jornal Nacional.

Mylena Tiodósio. Universidade Católica de Brasília.

 

A transgressão da menina em Valente.

Rafael Pereira Francisco. UFOP.

 

Bruxaria da multiplicação: linguagem e mercado no caso Harry Potter.

Glaucia Eneida Davino; José Estevão Favaro. Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Desafios da Educação A Distância (EaD) em tempos de consumo midiático: a práxis no trabalho do profissional em audiovisual.

Débora Burini; Jefferson José Ribeiro de Moura. UFSCar; UNIFATEA e UNITAU.

 

Dos quadrinhos para o cinema: a transposição e a reconfiguração visual de Watchmen.

Alberto Ricardo Pessoa; Raphael Guaraná Sagatio. Universidade Presbiteriana Mackenzie; Universidade Federal da Paraíba.

 

Estudo e análise da representatividade LGBTI de personagens em HQs.

Ericlys Porto Rodrigues; Taís de Souza Alves Coutinho; Catarina Costa de Souza. UEMG.

 

Notícia esportiva e elementos de proximidade com o público: um estudo sobre o “Globo Esporte” e o quadro esportivo do “Fantástico”.

Bárbara Rodrigues Vieira Rosa. UNIFAE.

 

Os elementos intertextuais do diálogo entre Woody Allen e Ingmar Bergman em Interiores (Interiors, 1978) e A Outra (Another Woman, 1988) com Persona (Persona, 1966).

Alexandre Silva Wolf. Universidade Tuiuti do Paraná.

 

Os usos colonizadores de “imagens de arquivo” por Adam Curtis.

Rafael Ghiraldelli da Silva. Unicamp.

 

Produção e Divulgação do Videoclipe da Música “Toda Mãe é Santa”, da Banda K2.

Gabriella Barcelona Negrini, Asaph Teixeira de Araújo, Larissa Ribeiro do Vale, Luis Otávio Suait, Maria Clara de Souza Paulino, Maria Teresa Martins Duarte. PUC Minas.

 

Produção e possibilidades no uso do mapeamento de templos e manifestações religiosas.

Giseli do Prado Siqueira; Davi José Almeida Miguel; Maria Izabel Ferezin Sares; Mateus Wallyson de Carvalho. PUC Minas.

 

Selfies em memoriais: repensando o luto na era dos smartphones.

Thiago Costa. UFRJ.

 

Tudo certo como dois e dois são cinco: a construção do machismo em Segundo sol.

Aurora Almeida de Miranda Leão, Valmir Moratelli Cassaro. Universidade Federal de Juiz de Fora; PUC-RJ.

 

Xeque Malte: o desenvolvimento de uma identidade visual e naming.

Igor Antônio Lima de Camargo; André Luiz de Castro Silva. UNIESSA.


GT 6 – Comunicação, Consumo e Tendências

Guia Gastronômico – Gastronomia ao Ponto

Asaph Teixeira de Araújo, Gabriella Barcelona Negrini, Larissa Ribeiro do Vale, Luis Otávio Suait, Maria Clara de Souza Paulino – PUC Minas

 

O fandom na mídia: Os meios na gestão e implementação de mensagens dos admiradores

Bianca Danielle Leite Costa – Instituição da Escola Superior de Administração e Gestão STRONG

 

Curta, mude seus hábitos e compartilhe: Uma análise das publicações sobre vida saudável no Instagram

Bianca Mendes Terranova – PUC Minas

 

Chega de ser quadrado: um estudo sobre a representação da mulher no reposicionamento da Skol

Bruna Torres Basso, Danilo Lopes Silva, Letícia Oliveira Monteiro Faria, Maria Isabel Braga Souza, Thayná Cristina Dias da Silva – PUC Minas

 

Barbie, tudo o que você quer ser: das profissões ao empoderamento

Carolinne Avelar Lamoglia, Marilia Caroline Gonçalves e Paula Caroline Barneschi – PUC Minas

 

A representação das novas configurações familiares na publicidade: uma análise a partir das campanhas da Nestlé de 1990 a 2017

César Augusto Toratti – PUC Minas

 

Compulsão pelo consumo e compulsão à repetição: uma intersecção entre os atos

Cláudia Ribeiro Monteiro Lopes – FIAM FAAM e STRONG ESAGS

 

O uso de temáticas sociais na circulação e no consumo de celebridades

Dalila Maria Musa Belmiro – PUC Minas

 

Espectadores de cinema em Campinas/SP

Eduarda Wilhelm – Unicamp

 

Um ensaio de análise do consumo do jovem brasileiro: à luz da psicologia econômica

Elisangela Peña Munhoz e Paula Nunes Miguel – FMU-FIAM FAAM

 

As manifestações da branquitude na publicidade brasileira: raça e estereótipo em problematização

Fernanda Ariane Silva Carrera – Universidade Federal Fluminense – UFF

 

A Moda e a Vida Cotidiana dos Indivíduos

Hellen Rodrigues Arantes – UFF

 

Youtubers-mirins: Um estudo de caso da inserção de Ana Clara Barbosa no universo da marca de cosméticos Salon Line

Jade Karoline Tomaz Bernardo – PUC Minas

 

O contrato de leitura para os digital influencers: análise nerdoffice

Julia Pinheiro Benatti – PUC Minas

 

A espectatorialidade contemporânea: consumo e recepção audiovisual

Juliane Vicente Lopes – UFRGS

 

Perspectivas sobre luxo nas mídias sociais como estratégia

Lais Gabrielle de Lima Rabelo – FGV Ideal

 

A arte publicitária no mercado cinematográfico

Lucilene Cunha, Luiz Henrique Floriano, Micaela Santana , Renata Valeria Calixto de Toledo – Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP

 

A abordagem do turismo sustentável em três publicações do setor

Luiz Gustavo Ribeiro – UNIFAE

 

A abordagem etnográfica na internet para estudar o consumo em fandoms online

Luiza Betat Corrêa – UFSM

 

A influência do Instagram  na autoestima de meninas adolescentes

Milena Cristina Peres – Univap – Universidade do Vale do Paraíba

 

Happy hour: publicidade, entretenimento e cerveja

Raquel Fávaro Petronilho e Taísa Mastri – PUC Minas


GT 7 – Comunicação, Convergência e Cultura Midiática

A COMUNICAÇÃO DIALÓGICA NA PÁGINA DO FACEBOOK DAS ONGS ANIMAL E CLUBE DOS VIRA-LATAS: estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Carla Niz e Ana Leonor Morais Santos – UBI/LabCom.IF

 

A CONVERGÊNCIA E A TRANSFORMAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO JORNALÍSTICA: O surgimento dos veículos nativos digitais

Rodrigo Henrique Leite Lorenzi (UFRGS)

 

A CULTURA POP DO JAPÃO E SUA INFLUENCIA NOS LIVE-ACTION E NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA

Marianna Costa Oliveira – Universidade Tuiuti do Paraná

 

A DINÂMICA TRANSMÍDIA DA CNN E AS REDES SOCIAIS  NO CASO DO MASSACRE DE POLICIAIS NOS ESTADOS UNIDOS EM 2016

Adriano Austeclínio Pádua dos Santos (UFMG)

 

A influência da cultura no web design: análise do site da Ural Federal University

Likhareva Elena Sergeevna e Novoselova Olga Viktorovna – Ural Federal University

 

CULTURA LOCAL E MEDIAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET : Estudo de caso da paródia “Empire Goiás of Mind”

Diogo Carvalho Gondim Teles – Universidade Federal de Goiás

 

DEPRESSÃO NA CULTURA DIGITAL um sintoma da época

Cláudia Ribeiro Monteiro Lopes – FIAM FAAM

 

Imagem e ambiguidade nas práticas do phoneur contemporâneo

Adriano Chagas dos Santos – UFF

 

MEMES: A nova lógica de produção de conteúdo e sentido

Everton Ap. da Silva Reis e Luiz Felipe Cavalcante Moura – ESAGS

 

NETFLIX À LUZ DA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO

Luís Enrique CAZANI JÚNIOR – Faac/Unesp

 

ONDE ESTÃO OS FÃS DA CELEBRIDADE VIRTUAL KAROL PINHEIRO? Efemeridade das mídias sociais conectadas e a celebridade virtual como mídia completa

Marina Paula Darcie – UNESP

 

Para aonde vai o jornalismo? Desafios na autorrepresentação dos jornalistas

Ana Paula Fernandes Pimenta (PUC Minas)

 

PERCEPÇÕES DE CONVERGÊNCIA NO JORNALISMO LOCAL-PRESENÇAS E LACUNAS

Graziela Bianchi (UEPG)

 

POLÍTICA VIRTUAL: a adaptação de campanhas eleitorais em mídia sociais

Warley Vasconcellos da Cunha, Mauro Barcelos de Barros Cruz e Dileymárcio de Carvalho – (UNIVALE)

 

Telenovela e a relação com a cultura participativa: uma experiência sinalizadora de poder

Flávia Gonçalves de Moura Estevão (UFPE)

 

Uma análise sobre a formação de laços afetivos entre o LoL e o espectador

Gabriel Campedelli – PUC Minas


GT 8 – Comunicação e Experiência Estética

A ESTÉTICA DA LIDERANÇA NEOPENTECOSTAL NO PÚLPITO VIRTUAL

André Luiz de Castro Silva – UNIESSA

 

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise da reapropriação da fotografia histórica do ex-presidente Lula pelo Movimento Lula Livre

Sarah Gonçalves Ferreira – UFOP

 

A Tentativa de Voz do Público Trans

Renata Valeria Calixto, Pedro Henrique da Silva de PAULA, Rodrigo PASSARINI, Tainá Bertolazo TEIXEIRA, Thália Roberta XARABA e Willian Sales da Silva – UNIRP

 

CIBERPOÉTICA:  ARTE E TECNOLOGIA Re (criando) estéticas contemporâneas

Juliana Cristina B. ALBUQUERQUE e Goiamérico Felício C. dos SANTOS – UFG

 

DE QUEM RIMOS? Uma análise dos estereótipos em uma página de humor no Instagram

Ana Laura da Silva Corrêa – UEMG

 

DOS LIVROS ÀS REDES MÓVEIS a dimensão estética na produção de conhecimento

Clayton Policarpo – PUC SP

 

Emoção na Publicidade: uma análise das campanhas de prevenção à Aids do Governo Federal Brasileiro

Gabriel Bertoloto Sati e Ana Cristina Salviato-Silva – UNIFAE

 

Estética da imagem icônica na contemporaneidade, das instantaneidades à produção de sentidos pelos imaginários coletivos

Maria Gorete da Silva – UFOP

 

Gosto do Conteúdo ou Gosto da Forma?

Igor Alexandre Capelatto – UNICAMP

 

INTERVENÇÃO URBANA COMO ESTRATÉGIA DE CONEXÃO ENTRE O CIDADÃO E O MEIO

Marialva Mota Ribeiro – PUC Minas

 

MULHERES QUE RIMAM: Performance e resistência feminina no movimento hip hop

Carolina Ofranti Sampaio – UFES

 

PROTEÇÃO À CULTURA IMATERIAL uma análise sobre a aplicação dos artigos 5º inciso VI, 215 e 216 da INSERT

Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro – PUC Minas

 

PSICODELIA, SOM E FÚRIA NOS ANOS DE 1970 NO REINO UNIDO: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick

Josette Monzani e Débora Burini – UFSCar

 

RIMBAUD, O SOM E A CIDADE: Extensão e Transdisciplinaridade na pesquisa em Comunicação

Aclyse de Mattos – UFMT

 

SÍMBOLOS Realismo e transcendência

Victor Bruno – UFPI

 

TELEVISUALIDADE DOS ANOS 1950 A Mídia Presentificada em Nada Será Como Antes

Ana Márcia Andrade, Renan Claudino Villalon – UAM

 

TEMPLO DAS VIRTUDES TERRENAS

Mariana da Costa Negreiros do Valle – PUC Minas

 

TRINDADE DE HERÓIS Discursos no Olimpo do DC Extended Universe

Renan Claudino Villalon – UAM