Dia 30/10 (terça-feira)

MANHÃ

  • 8h: Credenciamento
  • 8h50: Cerimônia de abertura do 3º CONEC
  • 9h: Geane Alzamora (UFMG) – A lógica transmídia das notícias falsas
  • 10h30: Viktor Chagas (UFF) – Brincadeira política e ativismo digital
  • 12h – 14h: Horário de almoço

TARDE

  • 14h – 15h50: Sessões de comunicação nos GTs.
  • 15h50 – 16h10: Coffee break.
  • 16h10 – 18h: Sessões de comunicação nos GTs.

NOITE

  • A partir das 18h: NYP – New York Pub

 

Dia 31/10 (quarta-feira)

MANHÃ

  • 9h: Rafael Grohmann (Casper Líbero) – Trabalho Digital e Circulação Comunicacional
  • 10h30: Tarcizio Silva (IBPAD) – Interrogando Plataformas e Algoritmos Digitais
  • 12h – 14h: Horário de almoço

TARDE

  • 14h – 15h50: Sessões de comunicação nos GTs.
  • 15h50 – 16h10: Coffee break.
  • 16h10 – 18h: Sessões de comunicação nos GTs.

PROGRAMAÇÃO DOS GTs

GT1

  • 30 de outubro / 14h

Estratégias comunicacionais do ministério da saúde frente ao movimento antivacina
Waldinéia Stefane Ferreira de Oliveira Costa – PUC Minas 

Trajetória dos pacientes do SUS antes do atendimento na fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas
Adinan Nogueira, Letícia Magalhães Pereira, Nelson Fernando Maure Carvalho, Maria Izabel Ferezin Sares e Marina Pereira Gonçalves –  PUC Minas 

Identidade, imagem das organizações e a complexidade das interações
Natalia Vanni Bertoni Corrêa –  PUC Minas

Consumidor: de comprador a influenciador de decisões de marketing
José Estevão Favaro e Henny Aguiar B. Rosa Favaro

  • 30 de outubro / 16h10

Estratégias de marketing e comunicação no esporte eletrônico: estudo de caso do dreamhack leipzig 2017
Paulo José Fiorite do Lago Universidade da Beira Interior e Herlander Alves Elias Universidade da Beira Interior – Portugal

Mudança de estratégias empresariais e novos modelos de negócio: estudo de caso méliuz
Beatriz Flores, Rafael Medeiros, Núbia Azevedo e Nair Prata – UFOP 

Comunicação em organizações inovadoras
Valdecy dos Reis Lima Junior –  PUC Minas 

  • 31 de outubro / 14h

A religião como fator inibidor dos efeitos da publicidade de alimentos para o público infantil.
Helder de Melo Moraes e Anaí Machado Moraes – UNASP 

As marcas indiciais de violência simbólica na publicidade
Larissa Rodrigues Natalino e Sônia Maia Teles Xavier –  UNILESTE 

Atuação da mídia e de políticas afirmativas do estado no combate à violência doméstica
Jean Costa SOUSA – Universidade Federal de Goiás/UFG

O surgimento de um novo marketing: comunicação, vertentes e consequências com perspectiva analítica
Nirvana Maciel da Silva – IESB e Kátia Balduíno de Souza – UnB

  • 31 de outubro / 16h10

O capital intelectual no desenvolvimento e consolidação de empresas.
Anieli Aparecida Cúnico e Marialva Mota Ribeiro – PUC Minas

Arquitetura de campanha: Modelo aplicado à realidade brasileira.
Guaracy Carlos da SILVEIRA –  Mackenzie e Fernando Augusto Carvalho Dineli da COSTA – FAAP 

A aplicação do branding em micros e pequenas empresas de cerveja artesanal da cidade de poços de caldas
Marco Antônio Boareto Reghin – PUC Minas 

Método de precificação para freelancers
Carlos Vicente dos Santos, Daniel Chagas de Souza, Gabriel Campedelli, Luigi Augusto Laurito e Maria Teresa Duarte –  PUC Minas 

GT2

  • 30 de outubro / 14h

Impacto do fenômeno das fake news na instituição jornalística
Carolina Gandon Brandão – UFRGS   

Fato ou fake? O discurso da rede globo no combate às notícias falsas
Carolina Luiza Teles Ramos de Vasconcelos e Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior – UFPE   

Exposição e ocultação midiática no cenário político: algumas formas de convencimento e manipulação da opinião pública
Naiara Alexsandra Lessa Meneses Belato – UNIVÁS     

Comunicação, jornalismo e condições de produção: o discurso do televisivo documento especial
Carlos Alberto Garcia Biernath – UNESP   

Articulações simbólicas no jornalismo: acontecimentos e seus elementos constituintes
Kelly De Conti Rodrigues – UNESP   

  • 30 de outubro / 16h10  

Monsanto, Alckmin e a distorção dos sentidos um estudo ecolinguístico sobre a naturalização dos venenos
Roberto Lestinge – USP  

O discurso nas incubadoras de empresas
Walfredo Ribeiro de Campos Junior – ESPM    

O discurso empresarial e a produção de efeitos de sentido por meio dos sites
Maria Isabel Braga Souza – UNIFAE 

Paralisação e movimento(s): sentidos de greve no Brasil em maio de 2018
Diego Henrique Pereira – FACECA/ UNIVÁS 

O uso de painéis ilustrativos como modo de comunicar/ textualizar dialogicamente as temáticas de antropologia/ ética – razão / modernidade: construção de interdiscurso na graduação de direito, jornalismo, publicidade e propaganda
Robson Figueiredo Brito – PUC/MG   

  • 31 de outubro / 14h

O consumo do modo de vida de Downton Abbey: análise das interações dos jantares no seriado
Lye Renata Prando Maria e Isabel Galvão de França – Cásper Líbero/ FIAM FAAM / PUC-SP  

The Handmaid’s Tale: uma análise do discurso feminista na série e a diferença da recepção do público masculino e feminino
Heloise Rissato Melo e Maria Laura de Andrade Loro – PUC/MG      

O vivenciar da perda: uma análise entrincheirada entre o sensível e o inteligível na narrativa de Be Right Back
Mariana Vitti Raposo de Castro – PUC/MG     

Ponto de vista, acidente e programação em “Hino Nacional”, do seriado Black Mirror
Conrado Moreira Mendes – PUC/MG   

Profissão Repórter: valores identitários em vinheta de abertura
Jaqueline Esther Schiavoni – UNESP  

  • 31 de outubro / 16h10

Para além do humor: o meme como forma de expressão e comunicação online
Karoliny Francielle Alvarenga Silva – PUC/MG  

Lula por Lula: uma análise semiótica do discurso de Lula antes de sua prisão
Natália Silva Giarola de Resende – UFMG  

“Foi morta”: os feminicídios na grande mídia e a construção subjetiva do lugar da mulher
Nathalia Guimarães Boanova – PUC/SP  

Imagem e discurso: estudo semiótico dos candidatos à presidência do Brasil em 2018
Taís de Souza Alves Coutinho – UEMG     

Dentro de um três, tem um dois, que tem um: linguagem, experiência, corpo
Ivan Tex Sodré Gomes – PUC/MG   

O Pop Rock Brasileiro nos anos de 1980: discurso, mídia e produção de sentidos
Therence Santiago Alves Feitosa – Unidrummond 

GT3 

  • 30 de outubro / 14h

Experiências de escuta, memórias e afetos: o rádio AM local no interior de Minas Gerais
Rafael Medeiros (UFOP), Nair Prata (UFOP)

O afeto no processo de transmissão dos meios
Renata Valéria Calixto (UNIRP), Fernando Silva (UNIRP), Rone Fabio Carvalho Junior (UNIRP)

Mudança sociocultural nos anúncios “primeiro sutiã” e ‘getting dressed”
Luiz Antonio Feliciano (UEMG/UNIFATEA), Priscila Kalinke da Silva (UEMG)

  • 30 de outubro / 16h10 

Violência urbana no Rio de Janeiro: memória e fontes de imprensa”
Mariana Dias Antônio (UFPR)

Movimento antivacina no Brasil e estratégias de comunicação pública: uma recuperação histórica
Vanessa Veiga de Oliveira (UFMG)

  • 31 de outubro / 14h

“Do subjetivo ao social: um estudo dos relatos de domésticas no Facebook” –
Enise de Castro Silva (UFMG)

“As representações sociais dos jovens sobre o jornal Daqui”
Gardene Leão de Castro (UFG)

“Violência contra a mulher e ética do jornalismo nos portais paraibanos’
Alessandra Clementino dos Santos (UEPB), José Pedro da Silva Júnior (UEPB), Maryanne Marques Gonçalves Paulino de Sousa (UEPB), Ada Kesea Guedes Bezerra (UEPB)

  • 31 de outubro / 16h10 

“O melodrama brasileiro: as tramas nacionais e os territórios de ficcionalidade” –
Maressa de Carvalho Basso (UFSCar)

“Da geração perdida à grandiosa: narrativas cinematográficas e percepção histórica” –
Letícia Magalhães Pereira (Puc Minas)

GT4 

  • 30 de outubro / 14h

A IMAGEM DE AÉCIO NEVES NO MITO DA MINEIRIDADE NA FOLHA DE S. PAULO
Willian José de Carvalho (UFJF), Luiz Ademir de Oliveira (UFSJ). 

DO PROTAGONISMO AO ANTAGONISMO: As fake news na desconstrução da imagem política
Licia Frezza Pisa (IFSULDEMINAS), Miguel Quessada (IFSULDEMINAS). 

“POLÍTICO” OU “PROFESSOR”: Qual imagem Anastasia (PSDB) constrói?
Deborah Luísa Vieira dos Santos (UFJF), Iolanda Pedrosa Borges da Silva (UFSJ), Luiz Ademir de Oliveira (UFSJ).     

AUDIÊNCIA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA.
Claudia Marchetti da Silva (Esamc), Fernanda Brugnerotto Soares (Uniso)  

  • 30 de outubro / 16h10 

ENQUADRANDO BOLSONARO: Greg News e a imagem do presidenciável
Paulo Henrique Basilio Santana (PUC Minas), Waldinéia Stefane Ferreira de Oliveira Costa (PUC Minas). 

LULA PRESO AMANHÃ: memes e disputas simbólicas sobre a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Maicon José de Faria Milanezi (Unesp). 

CARTOGRAFIA NO WHATSAPP: A rede de apoio aos presidenciaveis nas eleições 2018.
João Guilherme Bastos, Vanessa Cristini Cardozo – UERJ e Karina Silva dos Santos – UFF

  • 31 de outubro / 14h

A AUTONOMIA DA MULHER NA DECISÃO PELA VIA DE NASCIMENTO:histórias e justificativas presentes no Facebook
Julia Ester de Paula (UFMG). 

DESAFIOS DA DEMOCRACIA NO CIBERESPAÇO: uma análise de discursos feministas na rede
Mayara Larissa Benatti da Silva (UEM)  

MAPEANDO IMAGENS DE DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS POLÍTICO-ELEITORAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Tarcízio Silva (IBPAD) Pedro Barciela (UFSCAR) Pedro Meirelles (UFF)

  • 31 de outubro / 16h10

PECULIARIDADES DA CONSTRUÇÃO DE LÍDER POLÍTICO A IMAGEM INTERNACIONAL: uma análise de uma campanha de relações públicas na construção de V. V. Putin imagem no Equador
Novoselova Olga Viktorovna (Ural Federal University ) Rakitskaya Polina Igorevna (Ural Federal University) 

O JORNALISMO QUE FOI DIFERENTE: Percepções sobre o telejornalismo esportivo cubano e seus laços com o poder revolucionário
Rosana Berjaga Méndez (UFF)  

GT5

  • 30 de outubro / 14h

A estética do desconhecido no filme A Chegada.
Ivone Gomes de Brito. Universidade Tuiuti do Paraná.

Bruxaria da multiplicação: linguagem e mercado no caso Harry Potter.
Glaucia Eneida Davino; José Estevão Favaro. Universidade Presbiteriana Mackenzie

Os elementos intertextuais do diálogo entre Woody Allen e Ingmar Bergman em Interiores (Interiors, 1978) e A Outra (Another Woman, 1988) com Persona (Persona, 1966).
Alexandre Silva Wolf. Universidade Tuiuti do Paraná.

Os usos colonizadores de “imagens de arquivo” por Adam Curtis.
Rafael Ghiraldelli da Silva. Unicamp.

A montagem no filme As Cartas de Iwo Jima.
Luiza Pires Bastos. Universidade Tuiuti do Paraná.

  • 30 de outubro / 16h10

Xeque Malte: o desenvolvimento de uma identidade visual e naming
Igor Antônio Lima de Camargo, da UNIESSA

Desafios da Educação A Distância (EaD) em tempos de consumo midiático: a práxis no trabalho do profissional em audiovisual.
Débora Burini; Jefferson José Ribeiro de Moura. UFSCar; UNIFATEA e UNITAU.

Estudo e análise da representatividade LGBTI de personagens em HQs.
Ericlys Porto Rodrigues; Taís de Souza Alves Coutinho; Catarina Costa de Souza. UEMG.

Produção e possibilidades no uso do mapeamento de templos e manifestações religiosas.
Giseli Prado Siqueira. PUC Minas

GT6

  • 30 de outubro / 14h

Barbie, tudo o que você quer ser: das profissões ao empoderamento
Carolinne Avelar Lamoglia, Marilia Caroline Gonçalves e Paula Caroline Barneschi – PUC Minas

A representação das novas configurações familiares na publicidade: uma análise a partir das campanhas da Nestlé de 1990 a 2017
César Augusto Toratti – PUC Minas

Chega de ser quadrado: um estudo sobre a representação da mulher no reposicionamento da Skol
Bruna Torres Basso, Danilo Lopes Silva, Letícia Oliveira Monteiro Faria, Maria Isabel Braga Souza, Thayná Cristina Dias da Silva – PUC Minas

A espectatorialidade contemporânea: consumo e recepção audiovisual
Juliane Vicente Lopes – UFRGS

  • 30 de outubro / 16h10

A abordagem do turismo sustentável em três publicações do setor
Luiz Gustavo Ribeiro – UNIFAE

Guia Gastronômico – Gastronomia ao Ponto
Asaph Teixeira de Araújo, Gabriella Barcelona Negrini, Larissa Ribeiro do Vale, Luis Otávio Suait, Maria Clara de Souza Paulino – PUC Minas

Espectadores de cinema em Campinas/SP
Eduarda Wilhelm – Unicamp

A arte publicitária no mercado cinematográfico
Lucilene Cunha, Luiz Henrique Floriano, Micaela Santana, Renata Valeria Calixto de Toledo – Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP

Compulsão pelo consumo e compulsão à repetição: uma intersecção entre os atos
Cláudia Ribeiro Monteiro Lopes – FIAM FAAM e STRONG ESAGS

  • 31 de outubro / 14h

Curta, mude seus hábitos e compartilhe: Uma análise das publicações sobre vida saudável no Instagram
Bianca Mendes Terranova – PUC Minas

O contrato de leitura para os digitalinfluencers: análise nerdoffice
Julia Pinheiro Benatti – PUC Minas

Perspectivas sobre luxo nas mídias sociais como estratégia
Lais Gabrielle de Lima Rabelo – FGV Ideal

Um ensaio de análise do consumo do jovem brasileiro: à luz da psicologia econômica
Elisangela Peña Munhoz e Paula Nunes Miguel – FMU-FIAM FAAM

  • 31 de outubro / 16h10

O fandom na mídia: Os meios na gestão e implementação de mensagens dos admiradores
Bianca Danielle Leite Costa – Instituição da Escola Superior de Administração e Gestão STRONG

O uso de temáticas sociais na circulação e no consumo de celebridades
Dalila Maria Musa Belmiro – PUC Minas

Happy hour: publicidade, entretenimento e cerveja
Raquel Fávaro Petronilho e Taísa Mastri – PUC Minas

Youtubers-mirins: Um estudo de caso da inserção de Ana Clara Barbosa no universo da marca de cosméticos Salon Line
Jade Karoline Tomaz Bernardo – PUC Minas

O uso da hashtag #PraCegoVer como estratégia publicitária de inclusão do deficiente visual nas redes sociais
Lorrayne Caroline dos Santos e Thiago da Silva Rabelo – Universidade Federal de Goiás

GT7

  • 30 de outubro / 14h

A COMUNICAÇÃO DIALÓGICA NA PÁGINA DO FACEBOOK DAS ONGS ANIMAL E CLUBE DOS VIRA-LATAS: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Carla Niz e Ana Leonor Morais Santos – UBI/LabCom.IF

CULTURA LOCAL E MEDIAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET : Estudo de caso da paródia “Empire Goiás of Mind”
Diogo Carvalho Gondim Teles – Universidade Federal de Goiás

MEMES: A nova lógica de produção de conteúdo e sentido
Everton Ap. da Silva Reis e Luiz Felipe Cavalcante Moura – ESAGS

A CONVERGÊNCIA E A TRANSFORMAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO JORNALÍSTICA: O surgimento dos veículos nativos digitais
Rodrigo Henrique Leite Lorenzi (UFRGS)

  • 30 de outubro / 16h10

Telenovela e a relação com a cultura participativa: uma experiência sinalizadora de poder
Flávia Gonçalves de Moura Estevão (UFPE)

DEPRESSÃO NA CULTURA DIGITAL um sintoma da época
Cláudia Ribeiro Monteiro Lopes – FIAM FAAM

ONDE ESTÃO OS FÃS DA CELEBRIDADE VIRTUAL KAROL PINHEIRO? Efemeridade das mídias sociais conectadas e a celebridade virtual como mídia completa
Marina Paula Darcie – UNESP

Imagem e ambiguidade nas práticas do phoneur contemporâneo
Adriano Chagas dos Santos – UFF

  • 31 de outubro / 14h

A CULTURA POP DO JAPÃO E SUA INFLUENCIA NOS LIVE-ACTION E NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA
Marianna Costa Oliveira – Universidade Tuiuti do Paraná

POLÍTICA VIRTUAL: a adaptação de campanhas eleitorais em mídia sociais
Warley Vasconcellos da Cunha, Mauro Barcelos de Barros Cruz e Dileymárcio de Carvalho – (UNIVALE)

A DINÂMICA TRANSMÍDIA DA CNN E AS REDES SOCIAIS NO CASO DO MASSACRE DE POLICIAIS NOS ESTADOS UNIDOS EM 2016
Adriano Austeclínio Pádua dos Santos – UFMG

A influência da cultura no web design: análise do site da Ural Federal University
Likhareva Elena Sergeevna e Novoselova Olga Viktorovna – Ural Federal University

  • 31 de outubro / 16h10

Para aonde vai o jornalismo? Desafios na autorrepresentação dos jornalistas
Ana Paula Fernandes Pimenta (PUC Minas)

NETFLIX À LUZ DA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO
Luís Enrique CAZANI JÚNIOR – Faac/Unesp

Uma análise sobre a formação de laços afetivos entre o LoL e o espectador
Gabriel Campedelli – PUC Minas

GT8

  • 30 de outubro / 14h

PSICODELIA, SOM E FÚRIA NOS ANOS DE 1970 NO REINO UNIDO: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick
Josette Monzani  e Débora Burini – UFSCar

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise da reapropriação da fotografia histórica  do ex-presidente Lula pelo Movimento Lula Livre
Sarah Gonçalves Ferreira  – UFOP

Gosto do Conteúdo ou Gosto da Forma?
Igor Alexandre Capelatto – UNICAMP

  • 30 de outubro / 16h10

RIMBAUD, O SOM E A CIDADE: Extensão e Transdisciplinaridade na pesquisa em Comunicação
Aclyse de Mattos – UFMT

Estética da imagem icônica na contemporaneidade, das instantaneidades à produção de sentidos pelos imaginários coletivos
Maria Gorete da Silva – UFOP

  • 31 de outubro / 14h

A ESTÉTICA DA LIDERANÇA NEOPENTECOSTAL NO PÚLPITO VIRTUAL
André Luiz de Castro Silva – UNIESSA

TEMPLO DAS VIRTUDES TERRENAS
Mariana da Costa Negreiros do Valle – PUC Minas

INTERVENÇÃO URBANA COMO ESTRATÉGIA DE CONEXÃO ENTRE O CIDADÃO E O MEIO
Marialva Mota Ribeiro – PUC Minas

  • 31 de outubro / 16h10

A Tentativa de Voz do Público Trans
Renata Valeria Calixto –  UNIRP, Pedro Henrique da Silva de PAULA
Rodrigo PASSARINI, Tainá Bertolazo TEIXEIRA, Thália Roberta XARABA, Willian Sales da Silva

Proteção à cultura imaterial: uma análise sobre a aplicação dos artigos 5º inciso 6º, 215 e 216 da INSERT
Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro – PUC Minas

Emoção na Publicidade: uma análise das campanhas de prevenção à Aids do Governo Federal Brasileiro
Gabriel Bertoloto Sati e Ana Cristina Salviato Silva – UNIFAE