Programação Programação
  • Sobre o Conec
    • Apresentação
    • Datas e investimento
    • Conferencistas
    • Local do Congresso
    • Hospedagem
    • Descubra Poços
    • Organização
    • Contato
  • Inscrições
  • Submissão
    • Regulamento
    • Grupos Temáticos (GTs)
    • Submissão de resumos
    • Submissão de textos completos
    • Lista de trabalhos aprovados
  • Programação
  • Edições anteriores
    • Conec 2016
      • Anais do CONEC 2016
      • Caderno de resumos do CONEC 2016
    • Conec 2017
      • Anais do CONEC 2017
      • Resumos
      • Programação dos GTs
      • Cobertura do Conec 2017
    • Conec 2018
      • Anais do CONEC 2018
    • CONEC 2019
      • Anais do CONEC 2019
  • Sobre o Conec
    • Apresentação
    • Datas e investimento
    • Conferencistas
    • Local do Congresso
    • Hospedagem
    • Descubra Poços
    • Organização
    • Contato
  • Inscrições
  • Submissão
    • Regulamento
    • Grupos Temáticos (GTs)
    • Submissão de resumos
    • Submissão de textos completos
    • Lista de trabalhos aprovados
  • Programação
  • Edições anteriores
    • Conec 2016
      • Anais do CONEC 2016
      • Caderno de resumos do CONEC 2016
    • Conec 2017
      • Anais do CONEC 2017
      • Resumos
      • Programação dos GTs
      • Cobertura do Conec 2017
    • Conec 2018
      • Anais do CONEC 2018
    • CONEC 2019
      • Anais do CONEC 2019
  •  

Programação

Home / Programação

Dia 28/10 (segunda-feira)

MANHÃ

8h: Credenciamento

8h50: Cerimônia de abertura do 4º CONEC

9h: Conferência de Ivone de Lourdes Oliveira

10h30: Conferência de Felipe Pena

12h – 14h: Horário de almoço

TARDE

14h – 15h50: Sessões de comunicação nos GTs.

15h50 – 16h10: Coffee break.

16h10 – 18h: Sessões de comunicação nos GTs.

NOITE

A partir das 18h: Confraternização

 

Dia 29/10 (terça-feira)

MANHÃ

9h: Conferência de Ary Azevedo

10h30: Conferência de Frederico Tavares

12h – 14h: Horário de almoço

TARDE

14h – 15h50: Sessões de comunicação nos GTs.

15h50 – 16h10: Coffee break.

16h10 – 18h: Sessões de comunicação nos GTs.


PROGRAMAÇÃO DOS GTs

GT1

Segunda-Feira (28/10)

INFLUENCIADORES DIGITAIS E PROCESSO DE COMPRA: estudo de caso sobre Maju Trindade por Daniela da Silva Ferreira, Ettore Stefani de Medeiros.

PESQUISA DE PÚBLICO NO MARKETING: usuários da startup disruptiva Zuli por Stephany Crystina dos Santos Lemos, Ettore Stefani de Medeiros.

COMO AS IDENTIDADES DA MULHER SE MODIFICAM AO LONGO DOS ANOS NAS PROPAGANDAS DE AUTOMÓVEIS por Amanda Natalia Faria Ribeiro.

Coffee Break

A distribuição cultural no mercado publicitário regional por Duílio Fabbri Júnior, Gabriela Lauer Ristitsch, Guilherme Augusto Romano, Mateus Silva Santos e Milena Cristina Pereira.

Propaganda, marketing social e análise de discurso: (im)possibilidade de convergência por Fabiano Ormaneze e Duílio Fabbri Júnior.

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO DE MARCAS NO SEGMENTO DE CALÇADOS: uma análise de conteúdo a partir do Instagram por Rafaella de Almeida P. Andrade, Diogo Rógora Kawano.

 

Terça-Feira (29/10)

PATRIMÔNIO MUNDIAL PARA QUÊ? Uma análise da comunicação governamental de Ouro Preto por Nízea Andrade Coelho, Gilson Fernandes Antunes Martins.

COMUNICAÇÃO EM STARTUPS: A consolidação da empresa Leiturinha em um cenário de extrema incerteza por Valdecy dos Reis Lima Junior.

DISPUTA FORA DAS QUADRAS: Análise do crescimento da marca NBA no mercado brasileiro por André Luis de Matos Gregório, Marco Antônio Boareto Reghin, Marcus Vinicius Palombo Boaro, Matheus Henrique Sanaiotte e Taylor de Oliveira Cassiano.

Coffee Break

Comunicação Interna: redes formais e informais nas organizações por Natalia Vanni Bertoni.

Femvertising: Um movimento transformador da propaganda e da sociedade por Tainá Raimundo Otero.

 

 
GT 2

Segunda-Feira (28/10)

O discurso da campanha de combate à homofobia do Governo de Minas Gerais por Rebeca Tonidandel Abras.

A Percepção do Papa Francisco na (Re)construção do Ethos Infantil por Juliana Simões Bolfe e Juliana Souza.

APROXIMAÇÕES DISCURSIVAS NO JORNALISMO POPULARSCO DO SÉCULO XX análise comparativa nas narrativas da revista Archivo Vermelho e do televisivo O Homem do Sapato Branco por Carlos Alberto Garcia Biernath.

Coffee Break

DISCURSO DE ÓDIO NA MÍDIA E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS por Magno Medeiros

JORNALISMO E REFERENCIALIDADE DA LINGUAGEM os dados como construtores da história por Kelly De Conti Rodrigues.

“Isso a Globo não mostra”: ressignificação por meio do discurso por Maíra Paiva Santos.

TECNOLOGIA SOCIAL DE GÊNERO E CRIMINALIDADE: mulheres e tráfico de drogas no discurso jornalístico por Lúcia Lamounier Sena.

 

Terça-Feira (29/10)

DO ACIDENTE AO AJUSTAMENTO os regimes de interação em O Doador de Memórias por Ana Paula Fernandes Pimenta.

O dito do “eu” que se foi: os efeitos de sentidos nas cartas dos suicidas no Facebook por José Bernardo de Azevedo Junior.

ANÁLISE SEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA TAYLOR SWIFT por Victor de Lima Regis.

Coffee Break

TODAS AS FAMÍLIAS SÃO INCRÍVEIS: uma análise semiótica da representação da família em Os Incríveis 2 por Tamires Magalhães Cava.

CENÁRIO CARNAVALESCO EM CONTRASTE Regimes de Visibilidade em alegorias do desfile da Beija-Flor de 1989 por André Vianna Maricato.

A integração entre objetos semióticos no projeto transmídia do Porta dos Fundos por Alexandra Robaina dos Santos.

GT3

Segunda-Feira (28/10)

O EMPREENDEDORISMO NA WEB 2.0 E O JORNALISMO ALTERNATIVO: um estudo do canal “Maíra Lemos” por Laryssa Paiva Caixeta, Adreana Ivalda de Oliveira

20 anos de extinção: Por que a Rede Manchete ainda é lembrada? Por Fernando Nogueira da Silva

A MEMÓRIA POPULAR NAS VISUALIDADES DE MULHERES CAIPIRAS EM TELENOVELAS por Olívia Érika Alves Resende

Coffee Break

A REVISTA MANCHETE COMO LUGAR DE MEMÓRIA: A Revolução Cubana no Brasil (1957-1959) por Anaelson Leandro de Sousa, Nara Victória Mercado Batalha, Glícia Barbosa Lopes.

ULTIMA HORA: (auto) consagração e mitos de um jornal por Mariana Dias Antonio.

BARTHES, BOLTANSKI & CHAMPAGNE: Para além de Bourdieu na Comunicação  por Renan Ramos Chaves, Mariana Dias Antonio.

 

Terça-Feira (29/10)

DA GERAÇÃO PERDIDA À GRANDIOSA: Análise do Discurso de Narrativas Cinematográficas por Letícia Magalhães Pereira.

Jornalismo, memória e nostalgia: as narrativas no jornal A Sirene por Márcia Adriane da Silva Lima.

Memórias da misoginia: A mídia e as representações de violência de gênero por Bárbara Maria Lima Matias.

Coffee Break

O Lampião: a voz que tirou da clandestinidade a comunidade homossexual durante os anos de regime militar por Vanderléia Valéria de Melo.

As camadas de memórias em Uma longa viagem (2011), de Lucia Murat por Rafaella Maria Bossonello Bianchini.

 

GT4

Segunda-Feira (28/10)

A CONVERSAÇÃO SOBRE JAIR BOLSONARO NO FACEBOOK: UM COMPARATIVO PRÉ E PÓS-ELEITORAL por Flávia Cristina Salazar Ferrarezi, Laís Marques Oliveira e Marília Araujo.

A TUITOCRACIA DE BOLSONARO. GOVERNADO EM 280 CARACTERES  por André Emilio Sanches e Rodrigo Pereira Batista.

COMUNICAÇÃO POLITICA E MIDIATIZAÇÃO. O EMBATE DE BOLSONARO E A IMPRENSA por Mayra Regina Coimbra, Deborah Luísa Vieira dos Santos e Luiz Ademir de Oliveira.

HERÓI OU VILÃO?: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE SÉRGIO MORO NA REVISTA VEJA por Willian José de Carvalho, Mariane Motta de Campos, Luiz Ademir de Oliveira e Carla Montuori Fernandes.

LEGITIMAÇÃO DO IMPEACHMENT ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO por Gabriela Gonçalves Mendes e Licia Frezza Pisa.

Coffee Break

FAKE NEWS E ELEIÇÕES: AS MENTIRAS PROPAGADAS NO PLEITO DE 2018 por Licia Frezza Pisa e Miguel Quessada.

ACONTECIMENTO #BOLSODORIA NAS ELEIÇÕES DE 2018 por Paulo Henrique Basilio Santana e Waldinéia Stefane Ferreira de Oliveira Costa.

CAMPANHA PRESIDENCIAL EM 2018: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CANDIDATOS NO FACEBOOK por Diogo Rógora Kawano, Gabriel Tadeu Aparecido Bonfim e Janeth De Almeida Sousa.

IRMÃO VOTA EM IRMÃO: INTERFERÊNCIA CRISTÃ NA POLÍTICA BRASILEIRA por Jussara Aparecida Santos de Assis.

 

Terça-Feira (29/10)

A FANPAGE DO SENADO FEDERAL E AS DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA por Michel Carvalho da Silva.

A FRAGILIDADE DE UM GOVERNO SOB SUSPEITA: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DE MICHEL TEMER (MDB) por Mariane Motta de Campos, Willian José de Carvalho, Luiz Ademir de Oliveira e Carla Montuori Fernandes.

O FIM DA POLARIZAÇÃO EM MG AS ELEIÇÕES E A MAIOR INSERÇÃO DAS FANPAGES por Deborah Luísa Vieira dos Santos, Mayra Regina Coimbra e Luiz Ademir de Oliveira.

O ARTISTA É POLÍTICO? DINÂMICAS DE POLITIZAÇÃO ENTRE CELEBRIDADES E PÚBLICOS por Pedro Henrique da Paixão Rocha.

JORNALISMO AMEAÇADO DIÁLOGO ENTRE VIOLÊNCIA E POLÍTICA QUE ENVOLVEM A PROFISSÃO por Alice Perucchetti Orrú e Luis Cláudio Caldas.

Coffee Break

A QUEM PERTENCE O PARTO? LUTAS POR RECONHECIMENTO, DELIBERAÇÃO E AUTONOMIA NA DECISÃO PELA VIA DE NASCIMENTO por Julia Ester de Paula.

REDES SOCIAIS COMO AMBIENTE PARA EXPRESSÃO POLÍTICA: UM ESTUDO NO GRUPO “PLANTÃO DA CIDADE – OURO PRETO” NO FACEBOOK por Isabela Melo de Souza.

ANÁLISE DO FACEBOOK DAS CIDADES DE OURO PRETO E MARIANA por Gilson Fernandes e Nair Prata.

ENQUADRAMENTOS DA TEMÁTICA AMBIENTAL: CATÁSTROFES, MINERAÇÃO E POLÍTICA por Viviane Amélia Ribeiro Cardoso.

 

GT5

Segunda- Feira (28/10)

MERCHANDISING SOCIAL EM NARRATIVAS TELEVISIVAS: Uma análise da homossexualidade na obra Orgulho e Paixão por Lucas Eduardo Bállico Aparecido, Cíntia Maria Gomes Murta e Maressa de Carvalho Basso.

O ESPETÁCULO DA PUNIÇÃO NO EPISÓDIO WHITE BEAR DE BLACK MIRROR por Nathali Tamiozzo Lopes Xerfan e Silvânia Mineira Ribeiro Sottani.

Imagem e consumo: Uma reflexão dos contextos do mercado publicitário a partir de um ensaio fotográfico por Roberto André Polezi, Ana Beatriz Monezzi Teixeira, Felipe Infante de Azevedo, Isabela Amadio de Lima e Thaís Siriani.

PAPEL DA MULHER NOS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS HOLLYWOODIANOS WESTERN E NOIR: uma análise a partir das obras Pacto de Sangue e Paixão dos Fortes por Natália Monteiro de Freitas, Cintia Maria Gomes Murta.

Coffee Break

O PODER DO PROSAICO NO FOTOJORNALISMO CONTRA-HEGEMÔNICO: análise de duas imagens do Coletivo Maruim e C.H.O.C Documental por Rafael Giovani Venuto, Flávia Garcia Guidotti.

MINHA MÃE ME FEZ FAMOSO NA INTERNET? Influenciadoras digitais que criam vida online para os filhos por Ane Guimarães Pires.

O LUGAR DA JUSTIÇA: uma análise das séries La Casa de Papel e Justiça por Natalia dos Santos Machado.

 

GT6

Segunda-Feira (28/10)

CULTURA PARTICIPATIVA NA MÚSICA: A consolidação de artistas na indústria do entretenimento através da experiência por Taísa Mastri de Almeida, Thiago Henrique Sousa de Carvalho.

NÃO SÓ UMA DIREÇÃO: a transformação de um fandom pop por Beatriz Henriques de Nóbrega.

ÉTICA E DISCURSO: Uma questão prática no campo da publicidade por Vinicius Szabo, João Pedro Guizzo, Gabriel Libanori Zanete, Vitor Sgarbi Szabo, Ana Clara Souto Martins, Roberto André Polezi.

Coffee Break

PP NAS REDES: produção e veiculação de conteúdo digital por Lícia Frezza Pisa, Amanda Natália Faria Ribeiro.

DIVERSIDADE E PUBLICIDADE: EIXOS EM SIMULADA CONEXÃO por Marina A. E. Negri.

O QUE O GAFANHOTO PODE NOS ENSINAR A RESPEITO DO CONSUMO? por Mauro Miguel Berimbau, Lucas Pereira Baumgartner e Laura Deliza.

Terça-Feira (29/10)

A ampliação da expressividade da marca Desinchá no Instagram e seus desdobramentos por Bianca Mendes Terranova.

A MULHER DA MARIE CLAIRE: o perfil feminino pela linha editorial e publicidades na revista por Érika Alfaro de Araújo, Marina Darcie.

PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO: Análise semiótica da ação Natura por Lorenna Ramos Maciel.

Coffee Break

ECONOMIA CRIATIVA: Uma proposta de aproximação do clube Associação Atlética Caldense com a população local por Jade Tomaz Bernardo, Tadeu Aparecido de Andrade, Bruna Figueiredo Villas Boas, Mikael dos Santos Silva e Lays Marinho da Silva.

“TÔ AÍ NA VELOCIDADE”: a prática de aceleração de vídeos no consumo de informação e entretenimento pelo YouTube por Marina Darcie.

 

GT7

Segunda-Feira (28/10)

PUBLICIDADE E NARRATIVAS TRANSMÍDIA: Um estudo do caso “Cielo, empreendedores fantásticos” por Matheus Gomes Sant Anna e Naiá Sadi Câmara.

ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA: Análise do quadro sob a ótica da convergência por Suelen Homrich Motta.

A MULHER NEGRA NA MÍDIA A PARTIR DA ÓTICA DA INTERSECCIONALIDADE por Maristela Rosa da Silva.

Coffee Break

Tire seu preconceito do caminho que eu quero passar com o nosso amor: Uma análise da capa da revista Le Monde Diplomatique por Jady Elen Gerônimo.

25 anos depois, a construção da memória de A. Senna no Twitter por Guilherme Pedro Quintela.

Convergência em ambientes de Educação à distância: uma aproximação com o YouTube e as narrativas seriadas por Marília Araújo e Cíntia Maria Gomes Murta.

 

GT8

 

Segunda-Feira (28/10)

HIPERDOCUMENTAÇÃO NO INSTAGRAM: Estudo decaso dos instagrammers por Gabriela Sobreira Alves, Karla Vilela Costa e Lícia Freeza Pisa.

RELACIONAMENTO DE GRIFE: O comportamento do consumidor diante das marcas de luxo por Bárbara de Carvalho Roberto Basso.

“Dona da porra toda”: Gloria Groove como Celebridade Drag no Instagram por Moisés Teodoro dos Santos e Roberto Alves Reis.

Coffee Break

A EVOLUÇÃO DO HORROR NO CINEMA: A reinvenção do gênero por Michele Herrera.

RESSIGNIFICAÇÃO DA MUSICA “MARACATU ATÔMICO” COMO CRÍTICA AO GOVERNO: uma discussão sobre a experiência estética na produção audiovisual experimental por Laura Mariano.

PRINCESAS RESSIGNIFICADAS: apropriações feministas no live-action A Bela e a Fera por Tiago Barcelos Pereira Salgado e Thayrone Marcos Soares Costa de Carvalho.

Processo e natureza na obra Sítio Arqueológico, de Walmor Correa  por Ariane Alves dos Santos.